A Black Friday é uma ação promocional, de origem norte americana, realizada tradicionalmente na última sexta-feira do mês de novembro, um dia após a comemoração ao dia de Ação de Graças, com o objetivo de incentivar as vendas de final de ano. Referida ação promocional também já se tornou tradição no Brasil, sendo aguardada pelos consumidores, seja para antecipação das compras de Natal ou para aquisição de itens de desejo por preços mais baixos.
De acordo com pesquisas realizadas pelo Google a partir da agência de pesquisa Offerwise, foi possível constatar que, com relação ao ano de 2022, houve um aumento de 114% das pesquisas relacionadas a Black Friday . Além disso, segundo dados da Conversion há expectativa de crescimento de 9% (nove por cento) do evento da Black Friday de 2022 para 2023, bem como que 72,3 % dos consumidores dizem preferir meios digitais para fazer compras na Black Friday .
Entretanto, apesar dos preços baixos poderem representar ótima oportunidade de compra, o consumidor deve estar atento a possíveis fraudes, sobretudo nas compras online, visto que, muitos criminosos, se aproveitam da data para criar sites falsos e aplicar golpes via whatsapp, e-mail e SMS.
Neste sentido, recomenda-se a realização da compra diretamente no site da loja e não por meio de eventuais links de ofertas que possam ser encaminhados por e-mail, whatsapp ou redes sociais. Ainda, deve o consumidor certificar-se quanto à idoneidade do site, procurando no Google o site oficial da loja e confirmando a existência da promoção. Sites seguros apresentam um cadeado ao lado da barra de endereço no seu navegador.
Além disso, é importante checar se consta no site informações como: endereço físico da loja, telefones fixos e CNPJ.
Deve-se evitar sites que apenas ofereçam transferência bancária e boleto, como forma de pagamento, sites seguros costumam fornecer diversas formas de pagamento, inclusive pagamento parcelado em cartão de crédito. No caso de compras pelo cartão de crédito em ambiente digital, é recomendável a utilização de cartão virtual, que pode ser acessado por meio do internet banking, o que assegura menor risco de clonagens de cartão ou outras fraudes.
Vale salientar que, se o consumidor já tem em mente o produto que pretende adquirir, o acompanhamento do preço por um período de um mês antes da Black Friday pode ser uma ótima ferramenta para não cair em falsas promoções, visto que existem fornecedores que aumentam o valor do produto às vésperas do evento promocional e oferecem descontos irreais.
Por fim, para evitar que sua Black Friday se torne uma Black Fraude, é de suma importância que o consumidor cheque a reputação da empresa em que pretende realizar a compra, o que pode ser feito em consulta a sites como o Reclame Aqui e o consumidor.gov.
Referências
AGUIAR, André; GRADILONE, Claudio. Pesquisa do Google Mostra brasileiros otimistas com a Black Friday. Forbes,2023. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2023/10/pesquisa-do-google-mostra-brasileiros-otimistas-com-a-black-friday/ Acesso em: 16/11/2023.
YUMI, Thaís. Pesquisa Black Friday no Brasil 2023: dados crescimento e principais sites e categorias de produtos. Conversion,2023. Disponível em:< https://www.conversion.com.br/blog/black-friday/> Acesso em: 16/11/2023.